A prefeita de Maria Quitéria (PSB), de Cardeal da Silva, foi eleita na tarde desta quarta-feira (23) presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) para os próximos dois anos. Quitéria teve 207 votos contra 141 do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, também do PSB.
A vitória da socialista pode ser colocada na conta daquele que vai passar o bastão para a gestora do pequeno município baiano. Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, bancou a candidatura da aliada e saiu, outra vez, vitorioso.
A despeito de o governador Jaques Wagner ter afirmado em diversas oportunidades que o resultado da eleição da UPB não poderia ser creditado ou debitado ao governo, o que se conversa nos bastidores da política baiana é que se Cardoso vencesse a peleja, este iria encorpar as colunas do vice-governador Otto Alencar (PSD).
Neste sentido, Caetano é o maior vitorioso. Pois conseguiu fazer o sucessor em Camaçari, onde Ademar Delgado teve uma vitória apertada, e agora bancou e venceu a disputa, elegendo Quitéria.
A prefeita terá alguns desafios interessantes e há muitos, inquieta esta relação umbilical com setores fortes da gestão estadual. Terá que enfrentar o debate sobre Fundo de Participação dos Municípios, Royalties, e bancar, eventualmente, disputas entre o Governo do Estado e as prefeituras baianas.
Quitéria foi o primeiro nome a ser defendido quando deflagrado o processo eleitoral na UPB. À época, seu principal adversário era o ex-presidente da entidade, Orlando Santiago (PSD), de Santo Estevão. Quando este saiu, um petista, Ricardo Machado, de Santo Amaro, apareceu e com direito a outdoors e panfletos parecia ter uma candidatura consolidada. Não conseguiu se viabilizar e acabou saindo do “jogo”.
Fonte: Luiz Fernando Lima
www.SHOWJA.com - Música e Informação!