Quase sempre os roteadores wireless trazem instruções de configuração na caixa. Estas instruções podem variar entre roteadores de diferentes marcas. Embora a configuração destes dispositivos se torna cada vez mais fácil, o processo ainda pode confundir compradores de primeira viagem.
Embora os fabricantes entreguem diferentes instruções para fazer seus roteadores funcionarem perfeitamente, há algumas convenções a seguir que podem ser usadas para configurar qualquer dispositivo wireless. Eu defini diversos roteadores para testes e, no geral, o processo de configuração funcionou melhor em duas fases: cabos e definições.
Fase: Cabos
- Desconecte o provável roteador atual
- Desconecte o modem de rede
- Conecte um cabo Ethernet de uma das portas LAN no modem de rede para o WAN (às vezes é chamada de porta “Internet”) no novo roteador
- Conecte um cabo Ethernet da porta LAN do novo roteador na porta Ethernet de um notebook desligado
- Ligue neste sequencia: modem de rede, roteador e notebook
- Espere que todas as luzes acendam em ambos os modens e que o roteador indique que a WAN e LAN estão conectadas. (a documentação do fabricante irá dizer quais cores LED devem acender para indicar quando a conexão é feita)
Aqui vai uma dica se você estiver instalando um roteador que já foi usado em outra rede (como um presente dado por um amigo que tinha um dispositivo desses sobrando em casa): após conectar o cabos, faça o reset do roteador para as configurações de fábrica, assim você não trabalhará com ele já definido por outra pessoa. A configuração do roteador pode conflitar com sua rede existente, então reinicie tudo e comece tudo do zero.
O botão reset tipicamente é bem pequeno, ficando lateral ou atrás, em algumas vezes você até encontra ele embaixo do case. Você precisará de um pino ou outro objeto pequeno e pontudo para apertar este botão e segurar de 10 até 30 segundos. As luzes no roteador provavelmente irão piscar uma vez, indicando que ele foi restaurado para sua definição padrão. Você pode facilmente descobrir como faz isso através da documentação que vem caixa – ou simplesmente procurando no Google.
Essa foi a fase dos cabos. Eu quero que você tenha certeza que o modem de rede, seja DSL, cabo ou o que for, esteja ligado antes de conectar um novo roteador. Lembre-se que uma reinicialização através do reset, na maioria das vezes, irá resolver seus problemas.
Fase: Definições
Essa fase é voltada para a configuração baseada em software. Cada vez mais os roteadores permitem definir através do wireless, a maneira mais eficiente de configurar um roteador é conectar o cabo dele em um notebook ou computador que você usará. Enquanto os fabricantes trazem aplicativos para o mercado que deixam você configurar algumas roteadores através de dispositivos móveis (smartphones e tablets), usar um computador é a opção mais fácil. Isso porque você possui acesso as configurações de rede da máquina, que faz parte do primeiro passo nesta fase.
Primeiro, a maneira mais fácil de fazer isso é combinar as definições de rede do computador para configurar o roteador com as definições de porta LAN. Os roteadores possuem dois conjuntos de informações de rede: WAN e LAN. As definições WAN são relacionadas as informações recebidas do ISP que fornece sua conectividade de internet. O endereço LAN IP é o IP do roteador, e também é o endereço que determina por padrão os IPs planejados por sua rede doméstica interna. Esse é um IP privado que não é acessível pela internet, apenas da sua rede doméstica. Também o endereço de IP que você digita no navegador para ver o software gerenciador para o processo. Quando a documentação se refere ao endereço de IP do roteador, isso quase sempre aparece como “LAN-side IP”.
Por causa de quase todos os roteadores agirem como servidores DHCP, eles entregam informações de rede apropriadas para qualquer computador conectado neles, combinando a informação do endereço de IP do computador sendo usado para o processo com a informação do IP do roteador.
Eu possuo um roteador Trendnet TEW-633GR e eu quero gerenciar sua interface. Após o roteador estar cabeado corretamente e todas as luzes indicarem que as conexões estão ativas e boas, eu abro o navegador e digito no endereço LAN IP do roteador. Meu LAN IP é 192.168.3.1. E se eu não tiver a documentação ou conexão de internet para descobrir como gerenciar a interface? Eu posso usar o computador que conectei na porta LAN do Trendnet para descobrir.
Para descobrir o endereço de IP do roteador, a partir de um notebook Windows 7 que tenho conectado via Ethernet em uma das portas LAN, eu fiz isso:
-Cliquei no botão inicial do Windows 7 e na caixa “Pesquisar programas e arquivos”, digitei “cmd” e cliquei Enter. Isso abre uma janela de comandos.
-No prompt, digitei “ipconfig” e cliquei Enter. Esse foi o resultado:
-O endereço de IP do roteador é o endereço 'Default Gateway'. Então, no navegador, eu digitei 192.168.10.1 para entrar na interface de gerenciamento.
-Você também precisa do nome de usuário e senha para entrar nessa interface. Novamente, essa informação vem na documentação do roteador, ou pode ser encontrada via Google. No geral, a maioria dos roteadores usam Admin, mas isto pode variar de dispositivo para dispositivo.
Muitos roteadores terão um assistente de configuração para ajudá-lo no processo. Use-o, mas se você quiser configurar manualmente, comece checando as definições WAN. A maioria dos ISP irão fornecer ao roteador a informação de rede correta, então você usualmente tem pouca configuração para fazer no lado WAN. Se você ir para as telas “Internet” ou “WAN” na interface de gerenciamento, a maioria dos roteadores estarão configurados para “DCHP” e automaticamente receberão a informação apropriada para conectar a internet de uma rede ISP.
Uma exceção a isso pode aparecer para aqueles que possuem conexões PpoE ou com contas de IP Internet estáticas (talvez corporativas). Se você tiver qualquer um destes, ou por alguma razão o processo anterior (WAN para DHCP) não forneceu acesso para a rede, você precisa contatar o ISP.
Na imagem abaixo, você pode ver a informação WAN do roteador Trendnet. O endereço WAN IP é 192.168.2.9. O endereço LAN é 192.168.10.1 e o que é usado para acessar o gerenciador diretamente do browser.
Agora que a conexão de internet está ativa, e você tem a informação de rede LAN, o próximo passo é configurar a conexão wireless. Muitos roteadores novos já vem com esta rede definida, e você terá o SSID (nome da rede wireless; dois nomes se for dual-band: um para sinal 2.4GHz e outro 5GHz) e a senha para acessar a rede wireless pré configurada.
Para definir manualmente uma rede wireless, vá para as configurações de rede wireless na interface de gerenciamento do roteador. No Trendnet, isso é encontrado embaixo de “Basic” e então nas opções do menu “Wireless”:
Para configurar manualmente, dê um nome para a rede wireless, chamada SSID. Você precisa nomear as redes 2.5GHz e 5GHz para dual-bands. Normalmente, nomeio como “LinksysWiFi” o de 2.4GHz e “LinksysWiFi_5Ghz”, como exemplo.
Você quer selecionar as opções de segurança. O nível de segurança (também conhecido como modo de encriptação) deve ser definido para o WPA2 exceto em casos raros de problemas em compatibilidade. As definições de segurança ficam usualmente no mesmo local onde você nomeia a rede wireless.
Para completar o processo, selecione o modo 802.11. Normalmente, você pode deixar o resto das configurações como elas são. Eu fiz do modo wireless em 2.4Ghz um modo de rede misturada, então dispositivos mais antigos que não suportam 802.11n podem se conectar também. Tipicamente, eu também faço o modo 5GHz apenas 802.11n, e deixo essa rede apenas para dispositivos mais novos que possam aproveitar essa banda. É melhor deixar definições como largura do canal e canal wireless como eles vêm de fábrica.
Essa é a configuração básica de um roteador sem fio. Obviamente, roteadores Wi-Fi possuem outros recursos que melhoram sua rede doméstica. Algumas possuam portas USB para conectar drives externos para compartilhar dados ou conectar impressoras; muitos possuem definições Quality-of-Service (QoS) para melhor streaming de vídeo – em programas como Skype. Agora que você tem o básico para começar a configuração, mãos à obra.
Fonte: PCMAG
www.SHOWJA.com - O melhor está aqui!