Depois da onda dos hatches, o mercado começa a receber uma boa leva de modelos sedãs. Para ter ideia, na semana passada, foram apresentados o Ford Fusion e o Chevrolet Prisma.
Outra prova de que a tendência está nos três volumes aparece nas opções de compra em uma faixa de R$ 30 a R$ 40 mil. São 255 sugestões de compra entre modelos novos e usados.
Ontem o WebMotors teve acesso as primeiras informações do Hyundai HB20 sedã, denominado de HB20S. O modelo chega a partir de 20 de abril ao mercado nacional em duas opções de motor (1,0L e 1,6L-iguais aos do hatch) e nas mesmas versões de acabamento já existentes no modelo hatch. A exceção fica por conta do modelo de entrada, que no caso do sedã é a 1.0 Comfort Plus. Com um valor sugerido de R$ 39.495, o sedã de entrada oferece os seguintes equipamentos de série: ar-condicionado, sistema de som, direção hidráulica, vidros elétricos e duplo airbag. Ficam de fora da opção “pé-de-boi” só o ABS.
Com isso, o HB20S está disponível nas opções Comfort Plus 1.0, Comfort Style 1.0, Comfort Plus 1.6, Comfort Style 1.6 (manual e automático) e Premium (manual e automático).
Com 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 1,47 m de altura, o HB20S conta com um porta-malas com capacidade para levar 450 litros de bagagem. O entre-eixos permaneceu o mesmo, assim como a largura e a altura se comparadas com a opção hatch. No comprimento, o sedã ficou 0,33 m maior que o modelo sem porta-malas.
De acordo com as medições da fábrica, o HB20S equipado com motor 1,0L acelera de 0 a 100 km/h em 14,9s quando abastecido com etanol. Já o modelo 1.6 automático consegue fazer a mesma tarefa em 11s, usando o mesmo combustível.
| Modelo | Preços |
| 1.0 Comfort Plus | R$ 39.495 |
| 1.0 Comfort Style | R$ 42.675 |
| 1.6 Comfort Plus | R$ 44.995 |
| 1.6 Comfort Style | R$ 48.175 |
| 1.6 Comfort Style (auto.) | R$ 51.375 |
| 1.6 Premium | R$ 50.795 |
| 1.6 Premium (auto.) | R$ 53.995 |
| Pintura metálica | R$ 1.070 |
| Pintura perolizada | R$ 1.270 |
Lançado no final de setembro, o Hyundai HB20 agitou o mercado brasileiro com a sua inovação. A prova do sucesso de vendas veio galopando, quando o hatch ingressou rapidamente entre os 10 automóveis mais vendidos antes do final de 2012.
A segunda versão do HB20 foi apresentada durante o Salão do Automóvel de São Paulo, ainda como automóvel conceito. Denominado de HB20X, o modelo que trazia apetrechos indutivos ao mundo off-road, foi lançado no início de 2013. A ideia da marca com o falso aventureiro é oferecer um concorrente de peso aos “falsários” AirCross, SpaceCross, Stepway e CrossFox.
Hoje, com o lançamento do HB20 Sedan, a Hyundai ingressa em mais uma lacuna, na dos sedãs pequenos e compactos (denominação Fenabrave). Como principais concorrentes o carro tem: Fiat Grand Siena, VW Voyage, Chevrolet Classic, Toyota Etios, Nissan Versa, Renault Logan, Chevrolet Cobalt, VW Polo e New Fiesta, Chevrolet Sonic e JAC J3.
Veja na tabela abaixo como o carro se encaixa nos quesitos: potência, entre-eixos e porta-malas. Os itens são cruciais para a categoria.
| Marca e modelo | Potência | Porta-malas | Entre-eixos |
| Jac J3 | 108 cv | 490l | 2,40 m |
| Chevrolet Classic | 78 cv | 390l | 2,44 m |
| VW Voyage | 104 cv | 480l | 2,46 m |
| VW Polo | 104 cv | 432l | 2,46 m |
| New Fiesta | 115 cv | 440l | 2,49 m |
| Hyundai HB20 | 128 cv | 450l | 2,50 m |
| Fiat Grand Siena | 117 cv | 520l | 2,51 m |
| Chevrolet Sonic | 120 cv | 477l | 2,52 m |
| Toyota Etios | 96 cv | 562l | 2,55 m |
| Nissan Versa | 111 cv | 460l | 2,60 m |
| Chevrolet Cobalt | 102 cv | 563l | 2,62 m |
| Renault Logan | 106 cv | 510l | 2,63 m |
Fonte: WeMotors
www.SHOWJA.com - O melhor está aqui!