5 dicas para utilizar os códigos QR.





Eles estão aparecendo cada vez mais em jornais,revistas, roupas, pontos de compra, materiais de construção,remédios, vitaminas, alimentos e um monte de outros lugares. Deixou de ser apenas em preto e branco. Agora eles estão mostrando seus pixels com bordas arredondadas, cores, logotipos e até mesmo texturas. Eles têm evoluído muito,por exemplo no Rio de Janeiro, já estão em alguns pontos da cidade reproduzidos até mesmo nos calçadões. Mas eles estão aqui para ficar ou são apenas uma moda passageira?


Esses códigos QR, dependendo de suas otimizações, são muito loucos. Eles são códigos de respostas rápidas muito surpreendentes. Estão ficando mais bonitos a cada dia e estamos começando a usá-los com mais frequência. Para alguns de nossos clientes, customizamos em seus produtos internos, como cartazes, cartões promocionais, displays de mesa para facilitar informações ou tráfegos de dados e até para validar como check-ins os horários e os locais de trabalho percorridos. Mas como é que funcionam? Como que os mantemos e os atualizamos? Onde são os melhores lugares para serem usados? No que e quando podem ser utilizados? Como não burlá-los? Como tê-los e produzi-los? Conheça-os um pouco mais e extravase sua criatividade.


1) Tipos -


Códigos QR podem ser usados para weblinks, para enviar um e-mail ou mensagem SMS, mostrar ao usuário uma mensagem de texto simples, salvar um evento no calendário ou agenda, para ligar para um número de telefone, para obter uma geolocalização exata, para conectar o smartphone ao uma rede sem fio (apenas Android), e muito mais utilidades e informações.

Existe até um QR Code que  fala com você http://tokkers.com/ .

Dois geradores de QR Code que eu gosto de usar são  http://delivr.com/ e  http://unitag.com/ .

Delivr lhe dá a opção de baixar um arquivo vetorial do seu QR Code gratuitamente para trabalhar as suas funcionalidades.

Unitag lhe dá muitas opções de personalização livres o ajudando a ver imediatamente o quanto de QR Codes podem ser produzidos.


2) Customizações -


Dependendo do design um QR Code em preto e branco poderia passar batido, ou seja, se perder aos olhares em uma reflexão tardia. Em vez de ter seu código esquecido ou despercebido, integre-o ao projeto mudando a cor. Código de cores ou cores de fundo ou até mesmo o tamanho, adicionando uma textura dentro do código. Ao adicionar um logotipo ou imagem no meio do código, meça o valor dos pixels em vez da quadratura deles, pois mudando apenas alguns pixels se fará cores diferentes e o seu design realçará. São muitas opções, mas lembre-se sempre na produção de testar seu código muitas vezes para se certificar de que todas as mudanças que você fez não o tornarão ilegíveis. Você pode obter muitos QR Codes com visuais legais, mas não vai adiantar nada se ele não puder ser digitalizado e lido por um Smartphone, Tablets, aplicativos ou outras câmeras mobiles.


3) Legibilidade -


Algumas coisas que podem fazer um código ilegível são:

* Pouco contraste entre as áreas claras, escuras ou as cores.

* Alguns scanners e leitores não podem decodificar um QR Code que foi invertido (branco sobre preto).

* O espaço insuficiente em branco (espaço vazio) em torno do QR Code.

* Ter espaço em branco suficiente faz com que o QR Code seja mais legível, e na maioria das vezes é fundamental para a leitura do QR Code.


*A falta de redundância suficiente no QR Code será testada. Existem quatro níveis de redundância: L (Luz – 7%), M (média – 15%), Q (Qualidade – 25%) e H (alto – 30%).

*Quanto maior o nível de redundância, mais resistente eles são aos danos (fading, logotipos sobreposição, etc), no entanto, um nível mais baixo faz um QR Code mais legível e menor.

Além disso, só porque ele é lido com determinado leitor QR Code, não significa que ele será lido com todos os scanners. Tenha algumas precauções e opções diferentes de scanner em seu telefone para testar os seus códigos e certificá-los. Peça também ajuda a amigos para testar os seus códigos, especialmente se eles têm dispositivos e telefones diferentes do seu (Android, Apple, Blackberry, Windows, etc.).


4) Colocação -


Colocação não é apenas onde o QR Code será no design do produto ou ação, e sim na exposição. Devemos nos questionar onde o projeto vai finalmente acabar, aonde será a exposição. Se isso será em um cartaz, onde será que o cartaz será colocado? Se vai ser ou não em uma área que não pode ter acesso a uma rede móvel? Qual a visibilidade final do projeto? Porque assim o QR Code pode se tornar inútil. Cartazes, anúncios de jornal / revista, displays de mesa, cartões de visita e mala direta, são exemplos de bons lugares para os QR Codes. Outdoors também podem ser usados, mas lembre-se que a estratégia da colocação é importante. As pessoas de condução serão capazes de escanear o QR Code e dirigir ao mesmo tempo? Se o outdoor é ao longo de uma rodovia a leitura e a legibilidade podem ser grandes problemas. Mas se o outdoor estiver em uma área com de tráfego de pessoas, então ele deve funcionar muito bem.


5) Audiência -


Além de certificar-se que o Código QR seja bom e pode ser lido, você precisa ter um motivo para os clientes fazerem a varredura ou leitura do código. O que eles receberão em troca da digitalização do seu QR Code? O que você quer transmitir? Pode ser necessário explicar aos seus clientes como utilizar o QR Code, nem todo mundo sabe o que são ou como eles funcionam.

Se Códigos QR são uma moda passageira ou vieram para ficar, com essas dicas em mente espero que você possa realizar um bom trabalho. 



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