Morreu em Salvador, na noite desta segunda-feira (23), aos 90 anos, Antônio Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia. Ele estava internado no Hospital Português. A informação foi confirmada ao por Marco Antônio Lomanto, filho do político.
Lomantão, como era chamado pelo seus admiradores, estava internado, em estado grave, na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Português, em Salvador.
Ele, tinha dado entrada na referida unidade de saúde em outubro.2015, com problemas respiratórios e logo em seguida passou a apresentar insuficiência renal.
O velório será na terça-feira (24), no Palácio da Aclamação, em Salvador e na quarta (25), na Catedral de Santo Antônio, em Jequié, no sudoeste da Bahia, cidade onde o político nasceu.
Já o sepultamento será ás 17h, no Cemitério São João Batista, também em Jequié. Lomanto Júnior nasceu em 1924 e faria aniversário no próximo domingo (29). Ele foi eleito governador da Bahia em 1962, aos 37 anos.
Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade. Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90.
Lomanto com os filhos Tadeu, Leur, Marcos, Lilian e Lomantinho.
Lomanto com os netos, entre eles o deputado estadual (PMDB) Leur Lomanto Jr.
Lomanto Jr. foi responsável pela modernização da Bahia. Inaugurou muitas obras. Administrador engajado é considerado por muitos como o maior governador da Bahia de todos os tempos. Quando assumiu o governo do Estado, a infraestrutura era caótica. Havia deficiência na produção e distribuição de energia elétrica; falta de estradas para o escoamento dos produtos agrícolas; problemas sérios com o abastecimento de água; estrutura administrativa repleta de vícios; e obrigações financeiras elevadas.
Uma nova era foi inaugurada com Lomanto, a partir da implantação de serviço de abastecimento de água na capital e em cidades vizinhas; construção da ponte Ilhéus-Pontal; do Centro Industrial de Aratu; projetos para a criação da UNEB; construção da Rodovia Feira de Santana/Juazeiro. Graças ao seu governo foi possível a concretização de grandes sonhos como a estrada federal conhecida por "Rio-Bahia" (BR 116) inaugurada em 1963; o Teatro Castro Alves; ampliação da usina hidrelétrica de Paulo Afonso e uma infinidade de outras grandes obras e ações como a criação da União das Prefeituras da Bahia, apenas para citar alguns exemplos.
01 - Casamento de Lomanto Jr. com Dona Detinha
02 - Lomanto Jr. saiu do governo da Bahia, no último dia de seu mandato como governador da Bahia, nos braços do povo.
03 - Visita do recém-eleito governador Lomanto Jr. ao presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, na Casa Branca.
04 – Lomanto Jr. toma posse na Academia de Letras de Jequié
05 - Lomanto Jr., então prefeito de Jequié, recebido no Palácio do Catete pelo presidente Getúlio Vargas, solicitando verba para o serviço de água para a cidade que na época pertencia a Artur Moraes.
06 – Lomanto Jr. em entrevista no Centenário de Santo Antônio em Jequié.
Em nome da @Showja, as famílias Veloso e Xavier, registra as condolências pela passagem espiritual deste grande homem, orgulho da nossa Bahia e do Brasil. Descanse em paz Lomantão!! Deus conforte a todos!!
Editado - Fonte: G1 / JequieeRegião