Missa de Sétimo Dia em memória à vida do jornalista e radialista João Veloso da Voz da Cultura


Missa de Sétimo Dia em memória à vida do jornalista e radialista  João Veloso da Voz da Cultura

Os irmãos, filhos, noras, netos e bisnetos  convidam parentes e amigos para prestarem suas homenagens  na Missa de Sétimo Dia, que acontecerá nesta Segunda-feira.

Data: 16 de Fevereiro de 2026  
Horário: 06:30h da manhã  
Local: Santuário Jesus Crucificado  
(Convento dos Padres Passionistas)  
Rua Prof. Virgínia – Jequiezinho  

"Não está distante de nós quem está perto de Deus!"




Agradecimentos

A família Veloso agradece a todos que se uniram a nós neste momento de dor e pesar, expressando suas condolências e carinho pela perda de nosso amado João Veloso. 

Agradecemos especialmente as mensagens de apoio, orações e gestos de solidariedade, que nos confortam e nos dão força para seguir em frente.

Que Deus abençoe a todos! 💔 





Homenagem ao jornalista e radialista João Veloso

Na tarde desta terça-feira, 10 de fevereiro, Jequié perdeu um de seus filhos mais ilustres. O radialista e jornalista João Veloso, fundador do Sistema de Comunicação da Voz da Cultura e ex-presidente do Clube Recreativo Jequiezinho, faleceu no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), após lutar contra problemas de saúde que o acompanhavam há anos.

Nascido em uma família de tradição, João Veloso era filho mais novo do fazendeiro e delegado Francisco Veloso Leal e de Joana Coutinho Veloso. Sempre foi atencioso com os irmãos Manoel, Judite (in memoria), Darcy (in memoria), Deusdetet (in memória), Próspero (in memoria), Maria, J. Narciso (Radio Bahiana), Joselita, Ruy Veloso ( in memoria - Rádio Cultura AM, Radio Sociedade AM, Salvador, ex-presidebte e um dos fundadores do Sindicato dos Radialistas da Bahia).

Católico e muito religioso, quando jovem foi coroinha do saudoso italiano Pe Hilário que o incentivou por notar o seu dom de comunicação também nas oratórias durante as Missas no Convento e na Matriz N. Sra. do P. Socorro. Já adulto, no primeiro casamento com Marly, geraram os filhos Alessando, Mônica  e Tatiana. No segundo casamento com Maria da Glória geraram os filhos Jefferson  e Jalber. Todos criados com amor e carinho.

Veloso trabalhou com o empresário Luiz Gonzaga de Santana, na Voz da Cultura e como locutor, realizou o sonho, de se tornar  proprietário.  Em 17 de abril de 1966, na gestão  do prefeito Waldomiro Borges, com a presença do Pe. Hilário e de autoridades da época, foi oficialmente inaugurada a nova Voz da Cultura, na Brigadeiro Sá.

Em junho de 1977, a Voz da Cultura já no Salão Paroquial P. Socorro, João Veloso apresentou vários Espetáculos de Áuditorio, Festival Ritmo da Juventude e Programas de Calouros para um grande público que se inscrevia por cartas e telefonemas. Sempre teve o apoio dos irmãos, em especial  os radialistas Ruy Veloso (e J. Narciso (Bahiana AM).

Com o sucesso do projeto cultural foi homenageado diversas vezes pelo Ministério da Educação e Ministério das Comunicações e passou a publicitar  Notas Oficiais Educativas do Governo Federal. Foi o primeiro comunicador a dar notícias  de plantões  em primeira mão, como o anúncio da morte do ex presidente João Figueiredo. Na época não existia rádio FM na cidade,  apenas  a radio Bahiana AM. 

Desde cedo, demonstrou sua paixão pela comunicação, tornando-se um dos principais comunicadores, articuladores políticos e assessores de imprensa de Jequié. 

Nos anos 70, 80, 90 e 2000, colaborou com importantes projetos políticos de deputados e de prefeitos como Dr. Waldoniro Borges, Landulfo Caribé, Lomanto Júnior, Ewerton Almeida, Raimundo Nonato, Roberto Brito, entre outros. No início dos  anos 80, fez parte da comitiva de imprens do governador Antonio Carlos Magalhaes (ACM)  na inauguração do CSU - Centro Social Urbano. 

Na primeira gestão do então prefeito Luiz Amaral, ajudou na regularização de terrenos para o desenvolvimento doo Sameado, foi locutor oficial de diversos eventos, festejos, inaugurações e do Centenário de Jequié, com o desfile cívico alegórico do grande carnavalesco Joãozinho 30 (in memoria), recepcionou oficialmente o escritor Jorge Amado na inauguração da nova Biblioteca da UESB - Universidade do Sudoeste da Bahia.

Pelas suas falas, críticas reflexivas e sugestões impactantes, foi convidado a se filiar a partidos políticos, como PDT, PMDB... chegando a suplente de vereador pelo PDC - Partido Democrático Cristão. 

Sempre a frente do seu tempo, através da Voz da Cultura João Veloso deixou sua marca mais profunda. Realizou Festivais Musicais, propagou a publicidade fortalecendo marcas, empresas e produtos com o objetivo de aquecer a economia do comércio local. 

João Veloso incentivou e foi inspiração  de novos comunicadores de radiodifusão, como Neusa Lago (95FM),  Abrão Brito (95FM -Jequié, Metrópole FM  - Salvador), Jalber Veloso (88FM, 93FM, 105FM, 106FM),  e muitos outros que passaram pelas Rádios de Frequências Moduladas (FM) na cidade sol. Tinha muito orgulho dos  radialistas e jornalistas, como o amigo  Wilson Novaes, que sempre o incentivou na jornada da comunicação.

Apaixonado pela boa música, João Veloso tinha grande estima pelos amigos, artistas, como Lyno Santos, Rosy Banda, os Faustino, os Morbek, entre muitos outros. Ele era alegre, com humor contagiante e também era conhecido por ser um "pé de valsa", adorarava dançar forró e seresta.

Nos últimos anos, João Veloso enfrentou desafios de saúde, incluindo derrames, AVCs, que deixaram sequelas,  comprometendo a circulação e no ano passado teve que ser submetido a uma cirurgia de amputação de uma perna. Depois de alguns meses teve de ser internado novamente . Mesmo assim, ele nunca perdeu a fé e a determinação,, foi forte e guerreiro até o último suspiro. Sua força e resiliência inspiraram todos ao seu redor.

Agora, resta-nos lembrar de João Veloso como um homem de grande coração, um comunicador apaixonado e um guerreiro que nunca se deixou abater. Sua memória será uma honra para sua família, amigos e todos que tiveram o prazer de conviver com ele: "Exato, correto!"

"Nós confiamos em Deus único e necessário!"

Descanse em paz meu pai, obrigado por tudo!

Jalber Veloso



www.SHOWJA.com.br - O melhor está aqui! Siga as redes sociais: @ShowjaOficial
AO VIVO