O Campeonato Mundial de Robótica e Inteligência Artificial será realizado em Salvador a partir desta terça-feira (15). A Robocup 2025 acontece no Centro de Convenções da cidade até a próxima segunda (21), com 40 delegações de diversos países, como Estados Unidos, Japão e China, além de mais de 2 mil competidores.
Considerada a "copa do mundo de robôs", a RoboCup é realizada anualmente, sempre em um país diferente. Esta é a segunda vez que o Brasil recebe o evento, sendo o primeiro ano na capital baiana. Em 2024, a programação foi em Eindhoven, na Holanda, e em 2026 será na Coreia do Sul.
Para o presidente da RoboCup Brasil, professor Marco Simões, ser país-sede de um evento como esse é um reflexo do crescimento na área.
"O Brasil está se consolidando cada vez mais como uma potência na área de robótica e IA no mundo. Nesta competição, já conquistamos títulos em categorias como a de robôs domésticos e em uma das modalidades de futebol de robôs. Estamos confiantes em um ótimo desempenho das equipes nacionais", destacou.
Entre os representantes brasileiros, as equipes BravoBot e EchoBot, do Colégio da Polícia Militar (CPM) do Lobato, em Salvador, são as únicas representantes da capital baiana e também do Nordeste na competição. Ambas as equipes criaram robôs virtuais de resgate, com abordagens distintas.
Ingressos
A programação para os participantes já começa nesta terça, mas o evento será aberto ao público de quinta (17) a domingo (20), das 9h às 20h
Os ingressos são gratuitos, no entanto é necessário realizar cadastro na plataforma Sympla. Também será possível fazer a inscrição no local do evento.